quarta-feira, 10 de março de 2010

Mulheres negras na luta


Olívia Santana é vereadora, reeleita nas eleições de outubro de 2008 para a Câmara de Vereadores de Salvador, pelo PCdoB. Ex-secretária de Educação e Cultura de Salvador, atual presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal. Militante do movimento negro, das mulheres, dos direitos humanos e defensora da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade nos ensinos fundamental, médio e universitário.

Nascida na Comunidade do Alto de Ondina, Olivia Santana é filha de empregada doméstica e pai marceneiro. Sua mãe teve oito filhos, mas só sobreviveram três: ela e mais dois. Olívia teve que aprender cedo a lidar com as dificuldades. Sua história política começou aos 14 anos, quando teve que trabalhar como servente em uma escolinha particular. Esse foi o pontapé para a escolha de sua carreira.

Se preparou para o ingresso na universidade com os módulos velhos da filha da dona da escola em que trabalhava como faxineira. Prestou vestibular sem ter feito cursinho. Foi aprovada em Pedagogia na Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Assim, é Olívia, vereadora com seis anos de mandato; mulher batalhadora, percebeu cedo que sua trajetória seria de muitas lutas, batalhas, mas também de conquistas. Um exemplo foi a sua vitória na eleição de 2008, como uma das mais votadas da esquerda.

Em nome da unidade das forças políticas do campo de Lula e do governador Jaques Wagner, Olivia retirou sua pré-candidatura à Prefeitura de Salvador, em favor de Pinheiro. Na Câmara, ela representa uma caixa de ressonância das bandeiras de luta dos negros, das mulheres e dos setores da Educação, da Cultura e movimentos populares.
Contatos: oliviasantana@cms.ba.gov.br

Nenhum comentário: