quarta-feira, 18 de novembro de 2009

2º Encontro de Hip-Hop em Erechim

Erechim realiza na semana da Consciência Negra o segundo Encontro de Hip-Hop
Data:21/11/2009 local: Estação Ferroviária com início as 15:00hs.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Comunicação

CONFECOM
Conferência nacional de comunicação será realizada de 14 a 17 de dezembro em Brasília

Com o tema central Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital, a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) se desenvolverá em três eixos temáticos - Produção de Conteúdo, Meios de Distribuição e Cidadania: Direitos e Deveres. O evento será realizado de 14 a 17 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

A temática Produção de Conteúdo deverá focar as discussões na produção independente, incentivos, tributação, propriedade intelectual e outros. Quanto à abordagem sobre os Meios de Distribuição deverão ser explorados assuntos relacionados às diversas mídias e às telecomunicações, por exemplo.

Já o eixo Cidadania: Direitos e Deveres pretende fomentar amplo debate sobre a democratização e a participação da sociedade na comunicação, a liberdade de expressão, o direito à comunicação e o acesso à cultura, dentre outros temas de interesse nacional. As orientações metodológicas e o texto-base podem ser acessados no documento de referência para a 1ª Confecom.

A Confecom será presidida pelo Ministério das Comunicações, com a colaboração direta da Secretaria-Geral da Presidência da República e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. A Comissão Organizadora Nacional também é composta por outros órgãos do poder público, dentre os quais o Ministério da Cultura, e instituições da sociedade civil. Para o representante do MinC na Comissão, Octavio Pieranti, “a comunicação faz parte da cultura e a cultura é o campo por excelência da comunicação. É preciso discutir uma infraestrutura de comunicação que possibilite maior distribuição de conteúdo”.

Processo Preparatório - As etapas estaduais da Conferência estão sendo realizadas pelo país. O processo preparatório à 1ª Confecom incluiu conferências municipais, conferências intermunicipais, conferências livres e a conferência virtual, de âmbito nacional.

Debates na Cultura

No final de setembro, o Ministério da Cultura promoveu a 1ª Conferência Livre de Comunicação para Cultura, em Pernambuco. A plenária final aprovou uma série de propostas que serão levadas à Conferência Nacional de Comunicação e posteriormente à II Conferência Nacional de Cultura, em março de 2010. Nos meses de agosto e setembro, o MinC também realizou, na sua sede em Brasília, um ciclo de palestras preparatório à Confecom, aberto ao público e transmitido ao vivo pela Internet.

Desde 2005, quando foi realizada a 1ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), o Ministério da Cultura vem promovendo discussões sobre os temas que serão foco da Confecom. Já naquela ocasião, foram definidas algumas ações em áreas prioritárias para a inclusão sociocultural (30 propostas prioritárias). Dentre elas, estão a criação de Rádios e TVs Públicas e Comunitárias, a regulamentação das leis dos meios de comunicação de massa (rádio, televisão, cinema e telefonia móvel), assim como o envolvimento da sociedade civil nas discussões e a viabilização de equipamentos públicos para a difusão cultural (cineclubes, telecentros, pontos de cultura, bibliotecas etc).

Conferências Nacionais

As Conferências de âmbito nacional são um espaço de discussão entre os diversos setores sociais que visa elaborar e implementar as políticas públicas no país. É no processo conferencial que são organizados os debates, identificadas as diferentes visões sobre um determinado tema, mapeados os discensos e construídos os consensos. O início da prática deste mecanismo de consulta cidadã aconteceu na 1ª Conferência Nacional de Educação e na 1ª Conferência Nacional de Saúde, realizadas em 1941, no Rio de Janeiro.

Os últimos seis anos foram marcados pela diversidade de temas e pela qualidade dos debates. Só neste período, foram realizadas mais de 60 conferências nacionais, que contaram com a participação de quatro milhões de brasileiros nas etapas municipais, estaduais e nacional. Atualmente, as propostas aprovadas nesses fóruns são uma fonte importante de referência das ações do Governo Federal.

Mais informações: www.confecom.gov.br.

Comunicação SID/MinC

Telefone: (61) 2024-2379

E-mail: identidadecultural@cultura.gov.br

Site: http://www.cultura.gov.br/sid

Blog: http://blogs.cultura.gov.br/diversidade_cultural/

Twitter: http://twitter.com/diversidademinc

A luta de Zumbi é a luta do povo



A Marcha Estadual Zumbi dos Palmares constitui–se em um instrumento estimulador da luta anti-racista contemporânea, que se dá com a organização dos negros e negras em todo o estado através de seminários locais e plenárias regionais. Formulando propostas e projetos dos seguintes temas: relações internacionais, soberania nacional e resistência do povo negro, mulher negra, juventude negra, intolerância religiosa, saúde, educação, LGBT, mercado de trabalho, politicas públicas para o hip-hop entre tantas outros bandeiras de luta. Todos esses temas e parte de um conjunto temático discutido e aprovado em nossas atividades nas mais diversas regiões do Estado.
O movimento social afro gaúcho, ao longo de sua historia tem conquistado aliados, multiplicando e reforçando o peso da denúncia contra o racismo e o combate às desigualdades sócio raciais, colocando na pauta de discussões das políticas públicas do estado e do país propostas anti-discriminatórias e de ação compensatória e afirmativas para a efetiva promoção da igualdade e inclusão, de fato e de direito,  da comunidade negra na sociedade brasileira
Nesse momento estamos nos organizando para nossa III Marcha Estadual Zumbi dos Palmares em unidade com a XII Marcha dos Sem, que acontecerá em 20 de novembro vindouro, na cidade de Porto Alegre.
Por tanto vimos por meio desta convidá-lo (a) a se somar em todas as atividades que estiverem acontecendo em nosso Estado durante a Semana da Consciência Negra, de forma a que possamos estar todos juntos em 20 de novembro, na cidade de Porto Alegre, construindo a maior manifestação pública de luta contra todas as formas de discriminação.
Escritório Operativo da Marcha Estadual Zumbi dos Palmares:
Contatos:
1.     Vera Rosa: (51) 81135796 ou (51) 32286872
2.     Micheline Freitas: (51) 93478028
3.     e-mail: 3marchazumiRS@gmail.com
4.     Blog: www.3marchazumbiRS.blogspot.com
5.     Grupo: 3marchazumbiRS@yahoogrupos.com.br
Articulação:
6.     José Antônio dos Santos da Silva: (51)91792404 – (53)99491618
7.     Luiz Osmar Mendes: (51)92053287
8.     Vera Rosane: (51)96438505
Saida as 14:00 horas da usina do gazômetro, cadeirantes e entidades religiosas no Largo Gl~enio peres as 16:00 horas

 

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Resumo da saudade


Clarice dos Santos tinha seus encantos
Zelava pelos anjos que a muito protegia
Ora noite, ora dia, sempre com amor
Clarice dos Santos que um dia foi da Rosa
Gostava de uma prosa e de samba de roda
Cheirosa como a Rosa de um lindo jardim
Teimosa como criança que só aceita o sim
Clarice da Rosa, amiga tão mimosa, dificil de esquecer
Só posso oferecer em tua homenagem meus versos singelos de pura gratidão
pois sempre estarás em meu coração,
Iluminando com os Santos ai de cima a caminhada do Psiquiatra da Rima
E cada vez que sinto da rosa o perfume
meu peito aperta e em saudade o poema se resume.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Woldschool

Curso de formação de atores fundamentais

UNB inscreve para curso a distância sobre Orçamento da Criança e do Adolescente

A Universidade de Brasília (UnB) - por meio do Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública (CEAG) e do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT) - e a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH/Presidência da República) lançam as inscrições para o curso OCA – Orçamento da Criança e Adolescente na modalidade à distância. A formação tem por objetivo a formação dos Conselheiros em orçamento público com enfoque nas políticas públicas voltadas à infância e adolescência e está inserida em um projeto de formação continuada de atores fundamentais do Sistema de Garantia de Direitos. O conteúdo do curso está dividido em quatro módulos que abrangem desde a concepção dos Direitos Humanos de Crianças e adolescentes, os conceitos sobre o orçamento público, a metodologia do Orçamento Criança e Adolescente (OCA), e a incidência política dos atores no processo de elaboração do orçamento. Será disponibilizado, prioritariamente, para os conselheiros de direitos estaduais das 27 unidades da federação e para os conselheiros de direitos e tutelares dos 80 municípios que integram a Agenda Social Criança e Adolescente, apresentado pelo governo federal em outubro de 2007 para reduzir a violência contra crianças e adolescentes. A inscrição é gratuita e a carga horária é de 30 horas.

Mais informações: www.ceag.unb.br (61) 3107-2685

O grupo Vozes do Engenho apresenta “SerTão Mar”, um espetáculo cênico musical, na sala principal Teatro Vila Velha, nos dias 06 e 07 de novembro de 2009, às 20h. O espetáculo SerTão Mar percorre, através de música, dança e teatro, um dos roteiros históricos que constituíram a formação da identidade do povo brasileiro.

O Vozes do Engenho é um Grupo Vocal Performático, que agrega ao Canto outras linguagens artísticas como dança, teatro e poesia. Nasceu em 2003 na Comunidade do Engenho Velho de Brotas, idealizado pelo Professor de Canto Marcelo Jardim, e desde então vem realizando atividades voltadas à sua profissionalização, através de pesquisas da diversidade cultural brasileira.

Ainda em 2004, ao final de um ano de trabalho, nasce o primeiro espetáculo intitulado “África”, direção do profº Marcelo Jardim. Este espetáculo foi apresentado no Festival PopulAção Cultural na maior praça de Salvador, Campo Grande. O grupo estréia com sucesso e boa repercussão dentro e fora da comunidade, dias depois repetiria o êxito no Cine Teatro Solar Boa Vista, situado em seu bairro natal.

Em 2007, o Vozes ganha um reforço da dançarina e coreógrafa Norma Santana, contribuindo na preparação corporal e direção cênica. Neste ano é lançada a idéia de explorar as tendências e preferências individuais, promovendo internamente um intercambio, que resultou no espetáculo “De um tudo”, expressão popular comum na Bahia, o qual foi apresentado no Cine Teatro Solar Boa Vista com enorme sucesso de público.

Atualmente o grupo se dedica as aulas e ensaios com 25 (vinte e cinco) integrantes, sendo que 10 (dez) são membros fundadores, alguns se dedicam a instrumentos harmônicos e percussivos.

O Regente: Marcelo Jardim
Graduado em canto pela UFBA. É membro-fundador do Coro do Teatro Castro Alves. Participou de oficinas no Centro de Treinamento do Ator do Teatro Castro Alves, foi professor de Canto para vários Grupos de Teatro de Salvador. Trabalhou nos projetos: Boca de Brasa, da fundação Gregório de Mattos, População Cultural e Ponto de Cultura, da FUNCEB, Projeto de Extensão da UFBA.

O Espetáculo: SerTão Mar
O projeto “SerTão Mar” consiste na montagem e apresentação do espetáculo homônimo na cidade de Salvador, Bahia. Ser Tão Mar é um espetáculo musical que agrega ao canto linguagens como teatro, dança e poesia, executado por doze integrantes do grupo.

O espetáculo começa com poesia, músicas em yorubá, e sambas juninos tradicionais do Engenho Velho de Brotas, trazendo da África nossa raiz negra, maior influência na miscigenação e cultura da Bahia, inspiração de poetas, escritores e artistas como Castro Alves, Jorge Amado e muitos outros.

Durante a apresentação surge a figura do sertanejo mestiço muito bem retratado pó Luis Gonzaga, Dominguinhos e outros, em lindas canções e ritmos.

Por fim, volta para o mar, porém agora fica na beira da praia falando da baianidade resultante de toda essa simbiose étnica, por isso nada melhor que Dorival Caymmi para falar, através de suas canções, sobre essa identidade baiana.

Serviço:
Assessoria de imprensa – Ivana Dorali
(71) 8714-3900
ivanadorali@gmail.com
Produção - Recordatório Artes Educação e Cultura
(71)3497-9199/86348922
contato@recordatorio.com.br