quinta-feira, 5 de novembro de 2009


O grupo Vozes do Engenho apresenta “SerTão Mar”, um espetáculo cênico musical, na sala principal Teatro Vila Velha, nos dias 06 e 07 de novembro de 2009, às 20h. O espetáculo SerTão Mar percorre, através de música, dança e teatro, um dos roteiros históricos que constituíram a formação da identidade do povo brasileiro.

O Vozes do Engenho é um Grupo Vocal Performático, que agrega ao Canto outras linguagens artísticas como dança, teatro e poesia. Nasceu em 2003 na Comunidade do Engenho Velho de Brotas, idealizado pelo Professor de Canto Marcelo Jardim, e desde então vem realizando atividades voltadas à sua profissionalização, através de pesquisas da diversidade cultural brasileira.

Ainda em 2004, ao final de um ano de trabalho, nasce o primeiro espetáculo intitulado “África”, direção do profº Marcelo Jardim. Este espetáculo foi apresentado no Festival PopulAção Cultural na maior praça de Salvador, Campo Grande. O grupo estréia com sucesso e boa repercussão dentro e fora da comunidade, dias depois repetiria o êxito no Cine Teatro Solar Boa Vista, situado em seu bairro natal.

Em 2007, o Vozes ganha um reforço da dançarina e coreógrafa Norma Santana, contribuindo na preparação corporal e direção cênica. Neste ano é lançada a idéia de explorar as tendências e preferências individuais, promovendo internamente um intercambio, que resultou no espetáculo “De um tudo”, expressão popular comum na Bahia, o qual foi apresentado no Cine Teatro Solar Boa Vista com enorme sucesso de público.

Atualmente o grupo se dedica as aulas e ensaios com 25 (vinte e cinco) integrantes, sendo que 10 (dez) são membros fundadores, alguns se dedicam a instrumentos harmônicos e percussivos.

O Regente: Marcelo Jardim
Graduado em canto pela UFBA. É membro-fundador do Coro do Teatro Castro Alves. Participou de oficinas no Centro de Treinamento do Ator do Teatro Castro Alves, foi professor de Canto para vários Grupos de Teatro de Salvador. Trabalhou nos projetos: Boca de Brasa, da fundação Gregório de Mattos, População Cultural e Ponto de Cultura, da FUNCEB, Projeto de Extensão da UFBA.

O Espetáculo: SerTão Mar
O projeto “SerTão Mar” consiste na montagem e apresentação do espetáculo homônimo na cidade de Salvador, Bahia. Ser Tão Mar é um espetáculo musical que agrega ao canto linguagens como teatro, dança e poesia, executado por doze integrantes do grupo.

O espetáculo começa com poesia, músicas em yorubá, e sambas juninos tradicionais do Engenho Velho de Brotas, trazendo da África nossa raiz negra, maior influência na miscigenação e cultura da Bahia, inspiração de poetas, escritores e artistas como Castro Alves, Jorge Amado e muitos outros.

Durante a apresentação surge a figura do sertanejo mestiço muito bem retratado pó Luis Gonzaga, Dominguinhos e outros, em lindas canções e ritmos.

Por fim, volta para o mar, porém agora fica na beira da praia falando da baianidade resultante de toda essa simbiose étnica, por isso nada melhor que Dorival Caymmi para falar, através de suas canções, sobre essa identidade baiana.

Serviço:
Assessoria de imprensa – Ivana Dorali
(71) 8714-3900
ivanadorali@gmail.com
Produção - Recordatório Artes Educação e Cultura
(71)3497-9199/86348922
contato@recordatorio.com.br

Nenhum comentário: