domingo, 27 de dezembro de 2009

Um pouco da história parte I





White Jay - O Psiquiatra da Rima da CPI (Companhia Pesada do Improviso)

Iniciou sua trajetória no final da década de 80 com intervenções urbanas através da pichação. É um dos fundadores do Hip-Hop de Alvorada e Viamão, onde foi dançarino e MC dos grupos Black Power, White Boys, White Jay e o Movimento de Rua, Dynamic Rappers, Consciência de Rua e atualmente é líder da CPI.

Mano White Jay cumpre um papel importantíssimo na cena do Hip-Hop Nacional por defender o ativismo, destacando-se nos projetos sociais onde incentiva o protagonismo juvenil como elemento fundamental para a afirmação do jovem seja ele do gueto ou dos grandes centros urbanos, promovendo oficinas, work-shops, apresentações e debates em diversas áreas e setores da sociedade, (escolas, faculdades, universidades, penitenciárias) e principalmente nas comunidades onde coordena e orienta diversas organizações de bases, formando militantes e ativistas, produtores, educadores e multiplicadores da cultura de rua.

White Jay é fundador, apresentador e produtor do Programa Hip-Hop Sul da TVE-RS, atuando desde 1998. É um dos principais responsáveis pelo fomento e crescimento do Hip-Hop no estado. White jay é uma referencia e um ícone do ativismo sóciocultural.

Atualmente, compõe a direção nacional da Nação Hip-Hop Brasil, participando de congressos, bienais, conferencias e encontros relacionados aos movimentos de luta do povo pobre da periferia.

É idealizador e diretor do projeto "O Rap é Compromisso" que chega em sua 10° edição já no ano de 2009.

Coordenada e ministra oficinas no Projeto "Hip-Hop e cidadania da rua para a escola" nas escolas públicas de Porto Alegre e região metropolitana.

Recebeu o apelido de Psiquiatra da Rima depois do lançamento do vídeo-clipe Neurose Filosófica, titulo do seu 1º álbum, lançado em 2005, e por sua habilidade com as rimas de hora.

Um comentário:

Igor de Fato disse...

White Jay, meu bom.

Cara, gostaria de te repassar a rima de duas minas lá da minha quebrada, Santa Maria/RS, que compuseram em homenagem a um coletivo de educação popular que completa este ano 10 anso de existência.

A rima pode ser lida no link abaixo. Se quiser, reproduz no teu blog, por que é a poesia do hip hop falando de educação, tem tudo a ver com o clima do teu blog.

http://igordefato.blogspot.com/2009/12/10-anos-de-praxis.html

Abração.