terça-feira, 18 de maio de 2010

Manifesto ao poder público de Viamão-RS


ARH2 - Associação Regional de Hip-Hop

O Projeto O Rap é Compromisso cumpre um importante papel social na cidade de Viamão, mobilizando as comunidades, organizando e orientando os ativistas, formando produtores culturais independentes. Considerado uma das maiores caravanas da cultura de rua. Chegamos a 14º edição, realizada no mês de abril na cidade de Porto Alegre, sendo que cinco edições foram realizadas no município de Viamão, a maioria independente.

Nosso movimento é o Hip-Hop e representamos a maioria dos jovens das periferias do Brasil, e é com muito orgulho que a Nação Hip-Hop Brasil contribui para que a inclusão social se consolide, não somente como uma cultura popular, mas também como instrumento de resgate da cidadania e da consciência do povo.
Nossa cidade é rica, culturalmente falando, nossos artistas, ativistas e esportistas ganham destaque no cenário nacional, e o que percebemos nestes últimos anos é que não há interesse concreto do governo em relação a nossas ações. É preciso reconhecer e valorizar a cultura local, promovendo eventos, aprovando nossos projetos para assim fomentar a geração de trabalho e renda através de oficinas, palestras, exposições e pequenos shows nas comunidades, integrando os bairros e construindo uma cultura de paz.

A lei do dia do Hip-Hop de Viamão, aprovada na Câmara de Vereadores em 2005, é uma conquista importante para nosso movimento, assim como as semanas municipais de Porto Alegre,campo Bom, São Leopoldo aprovada e assinada pelos referidos prefeitos e uma conquista maior ainda a Semana Estadual do Hip-Hop encaminhada pelo gabinete do deputado Estadual Raul Carrion do PCdoB aprovada por unanimidade pelo legislativo e assinada pela governadora do estado. Isso significa que representamos um instrumento de luta do povo, mas não basta existir uma data que represente nosso dia é preciso sensibilidade e vontade política, ou seja, investimento para que esta lei saia do papel e realmente aconteça na pratica na cidade de Viamão. Já cobramos de nossos vereadores, mas até agora nenhum tomou atitude de homem para propor uma emenda para nossa lei.

Todo o dia para nós é dia de Hip-Hop, pois respiramos, vivemos e muitos sustentam sua família através do mesmo, portanto investir na cultura urbana é investir no crescimento econômico do município. Não basta apenas fazer a arte pela arte e sim buscar dias melhores para o povo pobre da periferia.

O Rap é Compromisso fortalece a corrente da Nação Hip-Hop Brasil, e resgatar a origem e a ideologia deste que cresce a cada dia não é somente um compromisso, mas sim uma missão pra quem levanta a bandeira da vida.

Um comentário:

Caixa Tape disse...

baaaaaaaaah!
falou tudo MESTRE, levante do resgate