terça-feira, 18 de maio de 2010

Hip-Hop e cidadania da rua para a escola


O movimento Hip-Hop assume hoje no Brasil um papel importantíssimo no combate a violência e a criminalidade. O jovem do século 21 recebe informações rapidamente e nem sempre estas são benéficas para sua vida que está em formação, o meio urbano sofre as influências da evolução e seguimos rumo ao que nos é apresentado ou colocado à força, de alguma forma, pela mídia, pela moda ou pelo grupo de amigos

Acompanhar este processo evolutivo requer uma certa preparação para que no futuro não nos tornamos robosiados pelo sistema que nos sufoca a cada minuto, o consumismo a ostentação, enfim o capitalismo que hoje encontra-se em declínio, nos mostra uma falência múltipla em diversos setores da sociedade. Sabemos muito bem as causas e as consequencias, desemprego, vida ilícita, evasão escolar, greves, famílias destruídas, mais presídios e menos escolas. Nossa cidade sofre com a epidemia do crack.

As famílias se desestruturam por conta do doente que só é identificado quando já se encontra no extremo da dependência; esta e outras drogas são as principais causas do aumento da violência nas grandes cidades. A melhor forma de previnir nosso jovem-cidadão é prepará-lo para esta imensa diversidade que encontrará pela frente. É em seu primeiro ambiente de convívio social, a escola, que lhe será passada as informações básicas e fundamentais para o processo de inclusão social, motivando-o a construir o coletivo, combatendo o individualismo, convivendo em harmonia com seu semelhante. Entendemos que através do diálogo dos arte-educadores, comunidade escolar e a comunidade do bairro os colocaremos diante de um novo olhar, uma nova linguagem que vem da rua para a escola utilizada pelos Rappers, B.Boys, B.Girls, Grafiteiros e Dj’s. Oportunizando o conhecimento deste complexo universo contemporâneo da vida urbana, que se reflete no cotidiano escolar.

Um comentário:

Caixa Tape disse...

ix!
NÃO PRECISA FALAR MAIX NADA É SÓ LER e participar das AÇÕES!