quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Carnaval da Vida

Este lance de carnaval me acompanha desde piá, me lembro do meu coroa, meus tios e de amigos deles quando se reuniam na casa da avó Dona Oriocilda, grande figura... Báh que saudade! Mas, então, como estava falando, cresci em meio aquele buxincho todo, volta e meia ouvia eles comentando das mulheres, dos bolos e tudo era muito louco. Saca só, quando o cara é guri, muleque no meio dos mais velhos tem que ficar só observando e não dá papo pra não leva supapo, hahaha. Ai quando nos mudamos para a baixada, eu ja tinha uns 8 anos por ai, e na esquina de casa rolava umas rodas de samba e era onde a rapa se juntava, e eu é claro como sempre meti a cara e comecei a me embolar, quando vi já estava tocando se é que podia-se dizer naquela época. Mas sei que barulho a gente fazia. E com 13 pra 14 anos curtia em Porto Alegre as muambas na Perimetral e na Antônio de Carvalho. Saiamos uma galera e s vários bairros se encontravam na concentração, cada vila tinha seu bonde ao lado da avenida que era toda em volta de tapume de compensado. Era arrastão pra todo o lado, a brigada montada dava de espada na paleta dos vagabundos, e eu guri de 15 anos no meio de toda aquela batalha urbana, pois ali na hora da correria tu tem é que escapar da avenida escura. E o carnaval dando show lá dentro da avenida colorida, a mesma que várias veses tive oportunidade de conhecer e me coloquei por fora, muitas vezes a maior violência é não nos dar a chance de ser quem somos e assim nos auto-excluimos e não percebemos a magia, o carnaval que existe dentro da gente. Se liga mano, o mesmo carnaval que fui conhecer já quando adulto! Ver a luta do nosso povo retratada por seu próprio povo, colocado dentro da história. A contemporaniedade é simplesmente maravilhosa, a natureza que derrubou a quadra da Imperatriz Dona Leopoldina foi a mesma que deu força e fé para levantar de cabeça erguida, provando que temos o poder de mover Montanhas. Hoje, posso dizer que tenho cultura, compreendo como ser humano e tenho a certeza de que viverei muitos carnavais.

Nenhum comentário: