terça-feira, 18 de maio de 2010

Manifesto ao poder público de Viamão-RS


ARH2 - Associação Regional de Hip-Hop

O Projeto O Rap é Compromisso cumpre um importante papel social na cidade de Viamão, mobilizando as comunidades, organizando e orientando os ativistas, formando produtores culturais independentes. Considerado uma das maiores caravanas da cultura de rua. Chegamos a 14º edição, realizada no mês de abril na cidade de Porto Alegre, sendo que cinco edições foram realizadas no município de Viamão, a maioria independente.

Nosso movimento é o Hip-Hop e representamos a maioria dos jovens das periferias do Brasil, e é com muito orgulho que a Nação Hip-Hop Brasil contribui para que a inclusão social se consolide, não somente como uma cultura popular, mas também como instrumento de resgate da cidadania e da consciência do povo.
Nossa cidade é rica, culturalmente falando, nossos artistas, ativistas e esportistas ganham destaque no cenário nacional, e o que percebemos nestes últimos anos é que não há interesse concreto do governo em relação a nossas ações. É preciso reconhecer e valorizar a cultura local, promovendo eventos, aprovando nossos projetos para assim fomentar a geração de trabalho e renda através de oficinas, palestras, exposições e pequenos shows nas comunidades, integrando os bairros e construindo uma cultura de paz.

A lei do dia do Hip-Hop de Viamão, aprovada na Câmara de Vereadores em 2005, é uma conquista importante para nosso movimento, assim como as semanas municipais de Porto Alegre,campo Bom, São Leopoldo aprovada e assinada pelos referidos prefeitos e uma conquista maior ainda a Semana Estadual do Hip-Hop encaminhada pelo gabinete do deputado Estadual Raul Carrion do PCdoB aprovada por unanimidade pelo legislativo e assinada pela governadora do estado. Isso significa que representamos um instrumento de luta do povo, mas não basta existir uma data que represente nosso dia é preciso sensibilidade e vontade política, ou seja, investimento para que esta lei saia do papel e realmente aconteça na pratica na cidade de Viamão. Já cobramos de nossos vereadores, mas até agora nenhum tomou atitude de homem para propor uma emenda para nossa lei.

Todo o dia para nós é dia de Hip-Hop, pois respiramos, vivemos e muitos sustentam sua família através do mesmo, portanto investir na cultura urbana é investir no crescimento econômico do município. Não basta apenas fazer a arte pela arte e sim buscar dias melhores para o povo pobre da periferia.

O Rap é Compromisso fortalece a corrente da Nação Hip-Hop Brasil, e resgatar a origem e a ideologia deste que cresce a cada dia não é somente um compromisso, mas sim uma missão pra quem levanta a bandeira da vida.

Grupo Enxame lança seu disco no Rio Grande do sul

O Grupo paulista escolheu a capital Gaúcha para lançar seu 1º Albúm Fraquejar Jamais e no dia 02 de Junho desembarca com shows marcados em Poa e Montenegro confira as agendas:

Dia 02 no Entre Bar no centro
Dia 05 na Imperatriz Leopoldina
Dia 06 na sociedade Montenegrina em Montenegro



Hip-Hop e cidadania da rua para a escola


O movimento Hip-Hop assume hoje no Brasil um papel importantíssimo no combate a violência e a criminalidade. O jovem do século 21 recebe informações rapidamente e nem sempre estas são benéficas para sua vida que está em formação, o meio urbano sofre as influências da evolução e seguimos rumo ao que nos é apresentado ou colocado à força, de alguma forma, pela mídia, pela moda ou pelo grupo de amigos

Acompanhar este processo evolutivo requer uma certa preparação para que no futuro não nos tornamos robosiados pelo sistema que nos sufoca a cada minuto, o consumismo a ostentação, enfim o capitalismo que hoje encontra-se em declínio, nos mostra uma falência múltipla em diversos setores da sociedade. Sabemos muito bem as causas e as consequencias, desemprego, vida ilícita, evasão escolar, greves, famílias destruídas, mais presídios e menos escolas. Nossa cidade sofre com a epidemia do crack.

As famílias se desestruturam por conta do doente que só é identificado quando já se encontra no extremo da dependência; esta e outras drogas são as principais causas do aumento da violência nas grandes cidades. A melhor forma de previnir nosso jovem-cidadão é prepará-lo para esta imensa diversidade que encontrará pela frente. É em seu primeiro ambiente de convívio social, a escola, que lhe será passada as informações básicas e fundamentais para o processo de inclusão social, motivando-o a construir o coletivo, combatendo o individualismo, convivendo em harmonia com seu semelhante. Entendemos que através do diálogo dos arte-educadores, comunidade escolar e a comunidade do bairro os colocaremos diante de um novo olhar, uma nova linguagem que vem da rua para a escola utilizada pelos Rappers, B.Boys, B.Girls, Grafiteiros e Dj’s. Oportunizando o conhecimento deste complexo universo contemporâneo da vida urbana, que se reflete no cotidiano escolar.


Jeferson Carvalho Jardim vulgo JC Porto alegrense criado nas ruas de Cachoeirinha-RS desde pía gostava de fazer arte.
Quando criança seus professores notaram que o mano tinha uma grande facilidade para escrever, poemas, textos, crônicas, histórias e sonhos. JC sempre foi um jovem ligado nas coisas da vida e as vezes ficava triste com as dificuldades passadas pela família e isto lhe servia de inspiração para escrever, e ao mesmo tempo que relatava os acontecimentos se entristecia com as condições em que vivia.
Foi em meio a esse quadro de problemas familiares que JC conheceu a cultura Hip-Hop.
Quando moleque andava de skate pelos poucos asfaltos que existiam em algumas ruas da cidade de Cachoeirinha.
A trilha sonora do skate sempre foi o Rap (Ritmo e poesia).
Começou ouvindo rap americano porém quando escutou pela primeira vez um rap cantado em português logo notou que já sabia fazer o mesmo sem nunca ter feito igual.
JC já era um poeta e tinha domínio pra rimar as palavras quando escrevia seus poemas.
Percebendo seu talento Jeferson começou a brincar com as palavras usando a forma de expressão chamada “Free Style” que é o mesmo que fazem os repentistas do Nordeste, inventando músicas na hora e falando sobre o que se passa naquele momento.
Depois de um tempo JC começou a escrever suas músicas e montou seu primeiro grupo de Rap.
Quando começou a freqüentar festas e bailes Black conheceu outro elemento da cultura Hip-Hop, a dança B.boyng e já começou a ensaiar sedus primeiros passos.
JC sempre foi um mano esperto e logo começou a participar das oficinas tornando-se um b.boy.
E nos dias de hoje Jeferson ou mano JC atua como arte educador ministrando oficinas de dança no município de Cachoeirinha-RS.


Histórico cultural

Fundador do grupo de Rap Profecia Urbana que se destacou no cenário musical do estado no ano de 2004 á 2008.


• Dança Break desde o ano de 1990.

• Formou em 1995 o grupo de dança Street Breaker´s.

• Formou em 1998 o grupo de Rap C.R.C (Conexão Rap Cachoeirinha).

• Em 2001 formou o Grupo de Rap Profecia Urbana.

• Reformulou em 2004 o Grupo de Rap Profecia Urbana no qual a formação se manteve até o final de seus trabalhos.

• Ministrou de Junho de 2005 a Junho de 2007 na prefeitura de Cachoeirinha a oficina de dança break no projeto “Oficinas Populares”.

• Ministrou uma oficina de dança na creche Menino Jesus no bairro Parque da Matriz em Cachoeirinha no período de Novembro de 2006 a Junho de 2007.

• Foi palestrante nos eventos de encontro da semana da consciência negra de Cachoeirinha nos anos de: 2004, 2005, 2006,2007.

• Apresentou-se com seus alunos nas edições de 2005, 2006, 2007 da feira do livro de Cachoeirinha.

• Apresentou-se na primeira e segunda edição da mostra de comércio de Cachoeirinha em 2007 e 2008 com o grupo “Profecia Urbana” e com os alunos das oficinas populares.

• Apresentou-se nas edições de 2005, 2006, 2007 e 2010 do projeto “verão cultural” da prefeitura municipal de Cachoeirinha com o grupo “Profecia Urbana” e com o seu trabalho solo “Poeta Esquecido”.

• Apresentou-se nas edições de 2007, 2008 e 2009 do evento “Dançarte” mostra de dança de Cachoeirinha.

• Ministrou uma oficina de dança na associação de moradores do Parque Brasília (AMOPABRA), no ano de 2007.

• Foi um dos conselheiros da cultura eleitos pelos delegados das comunidades no conselho municipal da cultura no seguimento “entidades sem fins lucrativos” no ano de 2007.

• Faz parte da associação ACREC, que é a mantenedora da rádio comunitária “Integração FM”.

• Apresentou o programa “Incentivando o raciocínio” que ia ao ar na rádio integração 87.9 FM todos os sábados das 16:00 as 18:00 horas no ano de 2006 ao ano de 2008.

• Fundador e Presidente do selo 3 Profetas Produções, que produziu 3 grupos de Rap do município de Cachoeirinha além é claro do trabalho que desenvolve em conjunto com a crew de grafiteiros RM2, a crew de b.boys Foot work machine e o desenhista Felipe o “DI-menor”.

• Ministrou uma oficina de dança no projeto “escola aberta” na escola Alberto Pasqualini no bairro Morada do vale 2 no ano de 2009.

• Atualmente é oficineiro de dança no projeto “arte de rua” realizado na escola Maria Fausta.

• Foi contratado pela Prefeitura de Cachoeirinha como educador social para trabalhar no “projovem” no ano de 2010, ministrando a oficina de dança e hip hop.

• Também esta gravando seu CD solo que se chamará “Poeta Esquecido” que será lançado em junho de 2010.

Acreditar no sonho é preciso


Salve! É com muita alegria, que venho informar que a escritora, alfabetizadora de idosos, graduada em Letras, minha mina, Mara Lua (a Luísa), estará lançando em junho seu primeiro livro de contos Outras Manhãs. O livro mostra, através da ótica de protagonistas femininas, diferentes possibilidades de trajetórias. A contracapa é assinada pelo reconhecido romancista, cronista, doutor em Letras, Luiz Antonio de Assis Brasil.

Abaixo agendas confirmadas para sessão de autógrafos e coquetel de lançamento em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.
25 de junho - Bamboletras - Gal. Lima e Silva, 776 lj 3 - Porto Alegre/RS
16 de julho - Palavraria - Vasco da Gama, 165 - Porto Alegre/RS
12 a 22 de agosto
- Bienal do Livro de São Paulo - São Paulo/SP
setembro - Bienal Internacional do Livro - Rio Centro - Rio de Janeiro/RJ *dias a confirmar
29 de outubro a 14 de novembro - Feira do Livro de Porto Alegre - Praça da Alfândega - Porto Alegre/RS

Clique aqui para saber um pouco da biografia da escritora, palavras do editor, o poeta Rossyr Berny, e o comentário do mestre Assis Brasil.

Esperamos por vocês em um dos eventos!

domingo, 2 de maio de 2010

Gosto do salamargo

Quando ouço o Acordeon viajo no tempo e meu peito se enche de emoção o nó no gogó me transporta pro tempo de guri, o salamargo escorre em meu rosto e o gosto da saudade invade minhalma, com muita calma cevo mate amargo me apegando ao pago e ao afago que faz um tiatino feliz. Andar pelos campos sentindo as ervas do chão, cultivando a raiz Pampeana de Viamão. Podem tirar tudo de um vivente, só não podem matar sua semente nem muito menos arrancar o conhecimento ou apagar o sentimento de um Qüera que espera que os que se foram estejam em paz. Só te pesso patrão véio que cuide de minha mãezinha minha jóia alheia e dê-me saúde pra continuar na peleia!!!!

sábado, 1 de maio de 2010

Rap para programa Pandorga


Ser criança é ser livre é ser feliz,
é voar como Pandorga e desenhar de lápis e giz de cera,
é poder falar besteira,
é brincar de ser alguém.
è poder ir a Bahia sem pegar um avião,
é voar como Falcão sem tirar os pés do chão.
Ser Pandorga é ir a Lua ou bem pertinho do Sol,
pés descalços pela rua, jogando futebol.
De Taquara com barbante, Celofane ou jornal,
no mundo da fantasia onde não há nada igual.
Um segura o outro puxa e o vento nos ajuda,
o tempo passa a gente cresce e a Pandorga nunca muda,
continua em nossa vida transmitindo esperança,
em todo o canto do Brasil no sorriso das crianças.