sábado, 27 de fevereiro de 2010

Suspeitos na Mira


No final da década de 80, o Movimento Hip-Hop encontrava-se atuante no Estado do Espírito Santo, através das rodas de break, formadas por apreciadores em sua maioria moradores da periferia que pelo seu modo de andar, se vestir e até de se expressar eram e ainda são constantemente vistos como suspeitos. Sendo este o maior impulso para que (Sagaz, L.brau e Dudu du Rap) após se conhecerem em várias rodas de break e eventos, decidiram formar um grupo de Rap, no ano 1993 e assumir a condição de (SUSPEITOS NA MIRA). Gravaram a sua 1ª musica (A vez da Palavra) que foi sucesso total nas apresentações e nos programas de Rádio, conseguindo espaço e reconhecimento do público capixaba. Com o propósito de apresentar a realidade do cotidiano da periferia capixaba. O grupo mistura suas rimas ao linguajar popular com um forte apelo sócio-político, com o objetivo de atingir a massa e lutar por dias melhores nas favelas de todo país. No ano de 1996 participaram da 1ª coletânea de Rap do Estado intitulado Tributo a Zumbi em vinil, mais conhecido como Zumbizão com a música Olho por Olho. Em 1998, o B.Boy e Dj L.D. Fli é incorporado no grupo.
Participaram de vários Eventos e Shows Importantes no Estado entre eles: Pavilhão 9 (SP-1997), Racionais Mc´s (SP-1998, 2003, 2004, 2005, 2006), Dj Jamaica (DF-2000, 2001), Mv Bill (RJ-2000, 2003 e 2004, 2007), Facção Central (SP-2000 e 2003), Cirurgia Moral (DF-2002), Sabotage (SP-2002), Face da Morte (SP-2003, 2006). Fórum da juventude Vitória-2006, Rappin Hood (SP-2006) Festivais de Musica como: FESTIVAL DIA D (ES-1999, 2000, 2001 e 2002), OI Vitória Music Festival (ES-2004) “Noite da Beleza Negra” (ES-1994 a 2007), PRÊMIO HUTUS (RJ-2004, 2005, 2006 e 2007) Maior festival de Hip-Hop do hemisfério sul. Serra já é Hip-Hop (Serra-2007 e 2008), “HIP-HOP PELA VIDA “(Vitória-2004, 2005 e 2007 e outros).

Atualmente, o Grupo está investindo o tempo em seu próximo trabalho com várias participações e no projeto “Banca Bicho Solto” que propõe um coletivo de vários grupos sendo eles: “Mente Ativa, Conteúdo Paralelo, MC Adikto, Aliado J, Leprechal e convidados como grupos de B.boy’s DJ’s e Grafiteiros.

DISCOGRAFIA:
1996 – PRIMEIRA COLETÂNEA DE RAP CAPIXABA EM VINIL (TRIBUTO A ZUMBI DE PRETO PRA PRETO) COM A MÚSICA – OLHO POR OLHO

1999 – CD DEMO (ESSA É A SINA) COM SEIS FAIXAS

2000 – PARTICIPAÇÃO NO CD RENEGRADO (O FIM)
VÁRIAS MÚSICAS

2001 – PARTICIPAÇÃO NA COLETÂNEA (FALHA DO SISTEMA)
COM A MÚSICA – FAZ PARTE DE NOSSAS VIDAS

2002 – PARTICIPAÇÃO NO CD (FESTIVAL DIA-D AO VIVO)
COM A MÚSICA – FAZ PARTE DE NOSSAS VIDAS (AO VIVO)

2004 – PARTICIPAÇÃO NO CD DO GRUPO (NEGRITUDEATIVA)
NA MÚSICA – A FERIDA DA FEVELA

2004 – EP “PORTA VOZ” COM 03 MUSICAS

2005 – PARTICIPAÇÃO NO CD DO MÚSICO (MILTON ESTÊVAM)
NA MÚSICA – RECICLAGEM SONORA

2005 – ALBUM EM VINIL “REPRESSÃO” CONTENDO 10 FAIXAS


2005 – ALBUM “PERIGO IMINENTE” COM 20 FAIXAS

2006 – PARTICIPAÇÃO NO CD DO MC ADIKTO, ”DISCÍPÚLO SEM CERIMÔNIA” EM VÁRIAS FAIXAS E EM ESPECIAL NA: ONDA QUE NÃO PASSA E GATA.

2007 – NO EP SINGLE DO GRUPO ENVERÇÃO BRASILEIRA NA FAIXA CONTÁGIO.

2008 – EP COLETÂNEA “STÉRIO DUBS” ONDE TEVE VARIAS PARTICIPAÇÕES NACIONAIS.

O ÁLBUM SUSPEITOS NA MIRA “Perigo Iminente”, chegou ao mercado no mês de janeiro de 2005. Distribuído pelo selo Independente “B.S.P.” (Bicho Solto Produções) Produzido por L. Brau & DJ Crioulo, Gravado na (Bicho Solto Produção) ES, entre outubro de 2003 a janeiro DE 2004 Mixado e Masterizado no (Estúdio 21) RJ por Dj Crioulo. O Álbum vem com 20 faixas Repleto de participações, entre elas (Shimú, Adikto, J3, Mente Ativa, Missão Urbana, Leprechal, Aliado J, Samuca 05, Cyborg, Milton Estevam, Rodrigo RG e Talyta do Rio de Janeiro).


Turnê no Rio Grande do Sul em junho de 2010. Aguardem!

Confira os links e beixe os sons:

http://www.myspace.com/suspeitosnamira
www.bandasdegaragem.com.br/suspeitosnamira

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A história de B.boy Mars



Marcelo Cardoso da Silveira natural de Camaquã-RS , cresceu nas ruas de Alvorada onde começou a ter seus primeiros contatos com a cultura Hip-Hop através do grupo de dança Speed Man Crew. Mars é estudante da dança original do Brooklyn chamada Rocking e dançarino de B-boying que é um dos elementos da cultura Hip Hop e uma forma de expressão que uniu quatro manifestações urbanas e passou a ser vista e respeitada como cultura. Essa cultura surgiu em New York, mais precisamente no Bronx... Uma parada que começou por diversão e hoje é encarada com muita seriedade. Mars conheceu muitas pessoas e lugares através da dança. Formou-se arte educador no encontro nacional de arte educadores em Brasília , desenvolve trabalhos em varias cidades do Rio Grande do Sul. Participa de competições nacionais e internacionais batalhando e também como jurado. Em 2009, com a Cia. Hakers Crew esteve em Lausane na Suiça participando de um dos maiores espetáculos chamado: Circle kingz. B. boy Mars como gosta de ser chamado atualmente coordena a Speed Man Crew e faz parte direção da Nação Hip-Hop Brasil de Alvorada e ainda representa a The Bronx Boys Rocking Crew o qual foi o primeiro grupo de dança formado apenas por latinos no Bronx em New york, está que é uma organização global de artistas em uma missão para reforçar e fazer um impacto positivo sobre a cultura Hip-Hop na sociedade, colaborando nas comunidades com projetos direcionados a educação e promoção das artes urbanas.
Conheça um pouco mais da trajetória deste guerreiro das ruas acesse os links abaixo!!!!


contatos - www.myspace.com/marselu

email - marseluksb@hotmail.com

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Carnaval da Vida

Este lance de carnaval me acompanha desde piá, me lembro do meu coroa, meus tios e de amigos deles quando se reuniam na casa da avó Dona Oriocilda, grande figura... Báh que saudade! Mas, então, como estava falando, cresci em meio aquele buxincho todo, volta e meia ouvia eles comentando das mulheres, dos bolos e tudo era muito louco. Saca só, quando o cara é guri, muleque no meio dos mais velhos tem que ficar só observando e não dá papo pra não leva supapo, hahaha. Ai quando nos mudamos para a baixada, eu ja tinha uns 8 anos por ai, e na esquina de casa rolava umas rodas de samba e era onde a rapa se juntava, e eu é claro como sempre meti a cara e comecei a me embolar, quando vi já estava tocando se é que podia-se dizer naquela época. Mas sei que barulho a gente fazia. E com 13 pra 14 anos curtia em Porto Alegre as muambas na Perimetral e na Antônio de Carvalho. Saiamos uma galera e s vários bairros se encontravam na concentração, cada vila tinha seu bonde ao lado da avenida que era toda em volta de tapume de compensado. Era arrastão pra todo o lado, a brigada montada dava de espada na paleta dos vagabundos, e eu guri de 15 anos no meio de toda aquela batalha urbana, pois ali na hora da correria tu tem é que escapar da avenida escura. E o carnaval dando show lá dentro da avenida colorida, a mesma que várias veses tive oportunidade de conhecer e me coloquei por fora, muitas vezes a maior violência é não nos dar a chance de ser quem somos e assim nos auto-excluimos e não percebemos a magia, o carnaval que existe dentro da gente. Se liga mano, o mesmo carnaval que fui conhecer já quando adulto! Ver a luta do nosso povo retratada por seu próprio povo, colocado dentro da história. A contemporaniedade é simplesmente maravilhosa, a natureza que derrubou a quadra da Imperatriz Dona Leopoldina foi a mesma que deu força e fé para levantar de cabeça erguida, provando que temos o poder de mover Montanhas. Hoje, posso dizer que tenho cultura, compreendo como ser humano e tenho a certeza de que viverei muitos carnavais.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

A história de MC Lamarque



Alexandre Lamarque Dutra conhecido como "LAMARQUE" nasceu em Três de Maio/RS, começou sua carreira na música Rap em 2003, influenciado por amigos que admiravam suas poesias e acreditavam em seu potencial, com influências de músicos como SNJ, Ao Cubo, Racionais MC's, Sabotage, Marcelo D2, SP Funk, Da Guedes, Nitro Di, Bone-thugs-N-Harmony, Valete, 5°Andar, Alianças e Pregadores do Rap.Iniciou seu trabalho solo frequentando oficinas de hip-hop realizadas por ativistas locais, apresentando-se em escolas e eventos realizados pela prefeitura de Esteio/RS. Em 2004, formou seu 1° conjunto intitulado "Realidade Obscura", no qual fez suas primeiras gravações em um home estudio (Silence House) começando a divulgar seu trabalho a nível nacional. O grupo se encerrou em 2005 logo após o lançamento do cd demonstração do grupo que tocou durante algum tempo na rádio local Tradição FM, Lamarque distanciou-se de música por um ano e em 2006 formou "R.O.B" na qual fazia gravações com diversos rappers, tais como, Rafuagi, Wag, Pródigo, Didão e Geison.

Em janeiro de 2007, Lamarque montou seu home estudio independente, onde começou a fazer suas próprias produções. Logo lançou o vulgo "Lamarque" e seu disco
independente (Batimentos) com 14 faixas e algumas participações entre elas Rafuagi (Ganhador do Prêmio Hutuz 2007), Didão e a Gang, Geison (Debray Rock) e Wag (AúltimasagaMixTape), tocando nas rádios (Panelão 83.1 FM) e (1° classe Hip-Hop Tradição FM), sites e comunidades da internet, como www.bandasdegaragem.com.br, www.tramavirtual.com.br, www.radioabalandoasestruturas.com, www.radiostronda.com. Este cd foi levado a todos os cantos do Brasil pela forte divulgação que teve por estas ferramentas, junto a isso foram realizados muitos shows pela região metropolitana de Porto alegre, festivais de hip-hop, eventos beneficentes, entre eles o Rap é Compromisso e em bares noturnos, como Coração de Maria 14/06/07, O santo bar 12/02/08, Esteio Unido 22/07/08, Capão só Rap 12/10/08 entre outros.

Lamarque segue carreira solo. Em 2008, entra para o Grupo Didão e a Gang, compondo novas músicas, produzindo instrumentais e grupos de rap. Em Agosto de 2008, lançou o hit "É verdadeiro" juntamente com o grupo Ritmo Verdade de São Roque/SP, que teve o reconhecimento de grandes nomes do rap nacional. Com o sonho de mostrar seu potencial em nível nacional, Lamarque se destaca com letras conscientes em relação à política e ao meio ambiente. Com um novo trabalho "Venda Proibida" tem o objetivo de entrar na mídia e usar seu talento para abrir a visão de seus admiradores para a realidade.
E já iniciou o ano participando do 3º Encontro Nacional da Nação Hip-Hop Brasil em São Vicente/SP onde tocou ao lado de White Jay com a Companhia Pesada do Improviso.


Em 2010, CORRERIA EXTREMA!

Downloads: http://lamarque.4shared.com

http://www.youtube.com/results?search_query=lamarque+rap&search_type=&aq=f

Combatendo a epidemia do crack

Capela de Santana realizou a Campanha “crack nem pensar” e recebeu de braços abertos a caravana da Cultura Rap é compromisso, que junto com artistas locais fizeram uma grande atividade sociocultural, foi a 1º vez que aconteceu o Hip-Hop na cidade, White Jay e sua equipe ficaram muito felizes em poder contribuir com a iniciativa da galera da UJS (União da Juventude Socialista) representada pelos diretores municipais Felipe e Marina dois jovens com muita atitude e responsa. Capela de Santana que é uma cidade com pouco mais de doze mil habitantes e que praticamente vive da agricultura e não há fomento cultural de nenhum seguimento puderam comprovar que com organização e força de vontade pode se fazer a mudança na sociedade. A ação ainda contou com o apoio da prefeitura, da Brigada militar que realizou a palestra juntamente com o conselho tutelar, foi uma tarde de muita música, dança, grafitagem, teatro e muito mais que será exibido no programa Hip-Hop Sul da TVE no mês de março então não percam.

Confira mais fotos no Fliker de fotos do lado direito do blog